domingo, 22 de abril de 2012

O significado da escolha

De repente pulou no meio do caminho. Fantástica, surpreendente e muito linda!
Susto? Que nada! A experiência não causa medo. Pelo contrário, motiva, dignifica e impulsiona.
Resgatar algo bom de si mesmo e compartilhar com o outro não é um mérito. É, na verdade, um presente no melhor momento da vida. E retornar para algo que se quer com muito desejo representa uma alegria muito difícil de expressar com palavras. Para sentir, antes é preciso vivenciar.

Quando o estudante tem o privilégio de escolher a profissão que o faz feliz, é necessário que tenha bastante atenção para não se desviar dos seus objetivos. São muitas as vivências ao longo do caminho e sendo interpretadas equivocadamente, podem atrasar o encontro  que irá revelar o significado da escolha.

Certamente, muitos companheiros também provaram o gosto azedo do medo de se perder no meio do caminho.
Porém, encontrar o caminho de volta é algo compensador.

Depois de tanto caminhar, encontrei o significado da minha escolha.

É fantástico atuar em diferentes setores da Educação: Ensino Superior, Fundamental, Médio, Gestão Escolar e Empresarial...enfim, são experiências  maravilhosas e que significam a profissão. No entanto, é importante saber qual o caminho que desejamos seguir. Qual a direção e onde queremos chegar. Para além disso, é importante refletir se esse trabalho pode contribuir não apenas para garantir a nossa qualidade de vida mas, também a do outro. 

Trabalhar com crianças foi e ainda é o colorido que tonaliza a minha prática pedagógica.

A minha sala de aula ainda não é a ideal. Há poucos recursos. A escola atende uma clientela carente, cuja  assistência é necessária em muitos aspectos. Uma realidade bastante comum na vida profissional de outros colegas. Mas, apesar disso, é possível desenvolver um trabalho buscando melhorias e, ao mesmo tempo, valorizando os recursos disponíveis. É possível desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade com o apoio de pessoas que acreditam na transformação crítica e social do ser humano.

Por  acreditar nessa proposta, encontrei o significado da escolha.
Nesse contexto, volto à reflexão inicial.
Pelo caminho que escolhemos seguir, encontramos curvas, pontes a atravessar, algumas quebradas, e nesse momento temos que saltá-las, blitz que nos obrigam a parar. Há ocasiões nas quais precisamos até retornar. Mas, o prazeroso de toda a caminhada é, após vivenciar todas as dificuldades possíveis, chegarmos exatamente onde pretendíamos chegar. Coisas negativas não podem ir contra o nosso desejo de seguir em frente.

Abaixo há alguns registros de práticas pedagógicas da escola onde trabalho. Convido você a conhecer um pouco mais do Centro de Educação Liceu Diocesano. Uma creche que atende crianças do Berçário ao Infantil 5. E o faz com qualidade. 
Veja o quanto valeu a pena persistir por tantos caminhos, vivenciar diferentes experiências, atravessar pontes, saltar obstáculos, surpreender o inimigo e ultrapassar a linha de chegada.

Forte abraço!










Nenhum comentário:

Postar um comentário